BANCO DE GRÁFICOS

Posts anteriores

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CNI diz que indústria da construção está em tendência de queda

A Sondagem da Construção, pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria, continua mostrando um cenário "desafiador para a indústria da construção". 

Resultado de imagem para CNI
Segundo dados divulgados na manhã desta sexta-feira, 23, o nível de atividade está abaixo do usual desde maio de 2012 e, assim como o emprego, continua em tendência de queda. Porém, a instituição considera que há sinais de que a crise está diminuindo.

O indicador que mede a atividade do setor variou dentro da margem de erro em agosto e marcou 41,8 pontos, 0,5 ponto abaixo do registrado em julho. O indicador acumula alta de 8,5 pontos no ano, o que indica redução do ritmo de queda da atividade.

O índice de atividade e de emprego variam de zero a 100 pontos, sendo que somente valores maiores que 50 indicam crescimento.
Resultado de imagem para CNI construção civil
"Apesar da queda [de julho para agosto], o indicador [de atividade] acumula alta de 8,5 pontos no ano, o que indica redução do ritmo de queda da atividade", acrescentou a CNI. Ainda de acordo com a entidade, o nível de atividade está abaixo do usual desde maio de 2012.

O índice de emprego no setor, por sua vez, permaneceu praticamente estável, em 39,6 pontos, na passagem de julho para agosto, e acumula um aumento de 6,6 pontos neste ano, acrescentou a entidade.

"Contudo, há sinais de que a crise está diminuindo. A queda do nível de atividade e do número de empregados tem sido menor que a observada durante todo o ano de 2015 e os indicadores de expectativa têm apresentado um cenário menos adverso do que o esperado há alguns meses atrás", informou a CNI.
Resultado de imagem para CNI construção civil
Segundo a Confederação Nacional da Indústria, os empresários da construção civil ainda não se mostram "otimistas" como nas indústrias de transformação e extrativa, mas os indicadores de expectativa têm apresentado um cenário menos adverso do que o esperado há alguns meses atrás.

De acordo com o documento, a queda do nível de atividade e do número de empregados tem sido menor que a observada durante todo o ano de 2015 e os indicadores de expectativa têm apresentado um cenário menos adverso do que o esperado há alguns meses atrás.
Resultado de imagem para CNI construção civil
"Os empresários ainda não se mostram otimistas como nas indústrias de transformação e extrativa, mas os indicadores de expectativa têm apresentado um cenário menos adverso do que o esperado há alguns meses atrás. Os indicadores, embora permaneçam abaixo dos 50 pontos, têm se aproximado cada vez mais dessa linha divisória, sinalizando redução do pessimismo dos empresários em relação aos próximos meses", diz a pesquisa.
Resultado de imagem para CNI construção civil
O indicador de emprego permaneceu praticamente estável, em 39,6 pontos, na passagem de julho para agosto e acumula alta de 6,6 pontos no ano. Valores abaixo de 50 indicam queda da atividade e do emprego em relação ao mês anterior. 

O cenário permanece desafiador para a indústria da construção, segundo avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dados divulgados hoje (23) indicam que o nível de atividade está abaixo do usual desde maio de 2012 e, assim como o emprego, continua com tendência de queda. Mas há sinais de que a crise está diminuindo. A redução do nível de atividade e do número de empregados tem sido menor que a observada durante todo o ano de 2015, destaca a CNI.
Resultado de imagem para CNI construção civil
O indicador de atividade variou dentro da margem de erro e atingiu, em agosto, 41,8 pontos, 0,5 ponto inferior ao registrado em julho. Apesar da queda, o indicador acumula alta de 8,5 pontos no ano, o que indica redução do ritmo de queda da atividade. O indicador de emprego permaneceu praticamente estável em 39,6 pontos, na passagem de julho para agosto e acumula alta de 6,6 pontos no ano.Valores abaixo de 50 indicam queda da atividade e do emprego em relação ao mês anterior.

Redução da ociosidade

O indicador do nível de atividade efetivo-usual [comum ao mês] caiu 1,1 ponto na passagem de julho para agosto e encontra-se 22,3 pontos abaixo da linha divisória de 50 pontos . Ainda assim, não se pode afirmar que o movimento de redução da ociosidade, que começou no segundo trimestre, tenha chegado ao fim, informou a CNI.

A utilização da capacidade de operação (UCO) em agosto atingiu 56%, 1 ponto percentual abaixo da registrada em julho e 10 pontos percentuais inferior à média do mês de agosto dos anos anteriores.
Resultado de imagem para CNI construção civil
As expectativas dos empresários do setor ainda continuam pessimistas. Todos os indicadores de expectativa oscilaram dentro da margem de erro na passagem de agosto para setembro. Os índices de expectativa do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços passaram de 46,1 e 44,8 pontos em agosto para 46,9 e 45,5 pontos em setembro.

Na mesma base de comparação, os indicadores de expectativa de compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados variaram de 44,3 e 43,5 pontos para 45,0 e 44,1 pontos. Os índices de expectativa variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo dos 50 pontos indicam expectativa de queda.

“A baixa utilização da capacidade operacional, a fraca atividade e a difícil situação financeira das empresas do segmento da construção desestimulam os empresários a investir. O indicador de intenção de investimento ficou praticamente estável em 26,9 pontos, na passagem de agosto para setembro, permanecendo entre os menores níveis da série”, finaliza a CNI.
Resultado de imagem para CNI construção civil
Para os próximos meses, a expectativa continua negativa. Segundo a pesquisa, empresários ainda estão pessimistas e os indicadores de expectativa oscilam dentro da margem de erro na passagem de agosto para setembro. Os índices de expectativa do nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços passaram de 46,1 e 44,8 pontos em agosto para 46,9 e 45,5 pontos em setembro, respectivamente.

Na mesma base de comparação, os indicadores de expectativa de compras de insumos e matérias-primas e do número de empregados variaram de 44,3 e 43,5 pontos para 45,0 e 44,1 pontos, respectivamente. Os índices de expectativa variam de 0 a 100 pontos. Valores abaixo dos 50 pontos indicam expectativa em queda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários...