BANCO DE GRÁFICOS

Posts anteriores

sexta-feira, 19 de maio de 2017

ANÁLISE TÉCNICA - IBOVESPA

A bolsa de valores brasileira encerrou a semana nas proximidades de 63 mil pontos abaixo de suas médias que estão cruzadas para baixo e apresentando também um novo pivot Topo/Fundo descendente.

Após a última análise, o IBOV encontrou sustentação por parte de suas médias exponenciais e venceu a resistência de 65.994 pontos, a movimentação positiva que se sucedeu levou a pontuação do IBOVESPA ao patamar de aproximadamente 68.750 pontos. Sem alcançar a delimitação traçada em 68.844 pontos o índice apresentou movimentação bem acentuada de pessimismo, essa  nova onda negativa foi com força suficiente para cortar o alvo de suporte demarcado em 60.596 pontos (da projeção feita para a correção de média prazo) com posterior toque na resistência demarcada em 63.446 pontos.
A configuração do gráfico diário é de tendência de baixa, já se pode considerar que as médias mais próximas estão cruzadas, há formação de pivot descendente ABC e a pontuação está trabalhando bem abaixo das médias exponencias. Há ressalva para o último ponto, acerca do distanciamento entre o fechamento e as médias, que pode ocasionar movimentação oposta à configuração de baixa.

Diante do cenário adverso no contexto político e econômico do Brasil podemos nos deparar com movimentação de forte volatilidade sem direção bem definida até que haja formação de um suporte confiável ou rompimento efetivo da resistência de 68.844 pontos.

A correção ABC com alvo em 60.596 pontos já era esperada conforme as projeções feitas nas últimas análises postadas no Lupa Mercantil, foi ressaltado esse alvo como possível mas aconteceu de forma imprevisível com notícias e fatos inesperados, essa formação pode servir de pivot para uma reversão de tendência de médio/longo prazo se for respeitada caso ocorra uma nova onda de otimismo sem força suficiente para vencer esse patamar de resistência em 68.884 pontos.

Para os próximo momentos devemos observar qual será o nível de resistência que as médias móveis podem oferecer tendo como referência de suporte mais próximo a demarcação (alvo da correção) em 60.596>59.322 pontos e como resistência o patamar entre 63.446<64.885 pontos somado à presença das médias exponenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários...