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segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Lojas Americanas (LAME4) lucra R$ 62 milhões no segundo trimestre

A Lojas Americanas obteve neste segundo trimestre um lucro líquido de R$ 62,7 milhões. Os resultados denotam um avanço de 23,9% sobre período idêntico um ano antes.

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A Lojas Americanas reafirmou há pouco o compromisso de abrir 200 novas lojas neste ano. “Nosso ritmo de expansão está acelerado, com a inauguração de 34 lojas no primeiro semestre”, disse Luiz Saraiva, diretor de relações com investidores da companhia. Nos seis primeiros meses do ano passado, a companhia fez 19 inaugurações.

Outras 160 lojas estão programadas para serem abertas nos próximos meses. Destas, 51 estão em fase de construção, 45 têm contrato celebrado e 64 lojas estão em estágio avançado de negociação, segundo a varejista.
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“A gente está muito confiante em relação a tudo o que tem feito nos últimos anos. E estamos acelerando expansão em lojas”, acrescentou Saraiva. A companhia encerrou junho com 1.156 lojas em operação no país. 

No acumulado semestral, os dados revelam prejuízo de R$ 70,2 milhões, contra lucro de R$ 26,6 milhões na primeira metade de 2016.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) consolidado ficou em R$ 673,1 milhões no intervalo trimestral, 10,2% a mais que o índice atingido entre abril e junho de 2016. Em seis meses, o Ebitda consolidado somou R$ 1,122 bilhão, avanço de 0,2% no comparativo anual.

A receita líquida no segundo trimestre foi de R$ 4,1 bilhões, 4% a mais que nos mesmos três meses de 2016. Considerando todo o primeiro semestre, houve queda de 2,6%, para R$ 7,671 bilhões.
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Lojas de conveniência 

No segmento de lojas de conveniência, em que a companhia começou a operar neste ano, com um projeto piloto no Rio, o plano é abrir 10 novas unidades do modelo até dezembro. Questionado pelos analistas sobre os resultados já obtidos no segmento, o comando da varejista preferiu não citar números. “Esperamos pelo menos o mesmo nível de rentabilidade das Lojas Americanas para o modelo de lojas de conveniência”, acrescentou Saraiva.

Marca própria 

A companhia também está ampliando o sortimento de produtos de marca própria. Segundo a empresa, foram dezenas de lançamentos no primeiro semestre, em alimentos, eletrônicos e vestuários. Em algumas categorias, afirmou Saraiva, a marca própria já supera 10% das vendas.
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Black Friday 

Durante teleconferência com analistas, Luiz Saraiva também falou sobre a Black Friday — data promocional do comércio no fim de novembro. Segundo ele, o planejamento já começou e as expectativas são positivas.

“Estamos muito otimistas com esse e outros eventos do segundo semestre”, disse.

Questionado sobre as perspectivas para as vendas “mesmas lojas”, indicador que compara o desempenho de unidades em operação há mais de um ano, Saraiva disse que espera melhora nos seis últimos meses do ano.
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No primeiro semestre a companhia apresentou crescimento de 3,7% nas vendas “mesmas lojas”, considerando a receita líquida, e avanço de 2,4% levando em consideração as vendas brutas — desempenho considerado pouco expressivo pelos analistas.

Ele citou a necessidade de ajustes de estoques no primeiro semestre, que acabou afetando as vendas, sem entrar em detalhes. Para a segunda metade do ano, disse que a companhia está melhor preparada em termos de estoque. Segundo o diretor, o objetivo é que o crescimento das vendas “mesmas lojas”, no ano, supere a variação da inflação.
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B2W 

O comando do grupo também destacou na apresentação a analistas o desempenho de sua controlada B2W, dona de sites como Submarino, Americanas.com e Shoptime. No segundo trimestre, a B2W apurou o menor patamar de consumo de caixa dos últimos quatro anos. Saraiva destacou que o consumo de caixa da empresa de comércio eletrônico ainda deve cair significativamente no ano.

O grupo reafirmou ainda a estratégia de impulsionar o crescimento da B2W com o modelo de marketplace — shopping virtual, em que são ofertados produtos de outros lojistas nos portais da companhia. 
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A companhia afirmou que as vendas mesmas lojas no primeiro semestre subiram 3,7% em relação à primeira metade de 2016. A empresa não divulgou o indicador para o segundo trimestre.

A empresa destacou que o desempenho no segundo trimestre foi favorecido pelo calendário, com a Páscoa, importante evento para as vendas, ocorrendo este ano em abril, enquanto no ano anterior a data comemorativa ocorreu no primeiro trimestre.

A dívida líquida consolidada da empresa fechou o trimestre em R$ 5,417 bilhões, representando 1,9 vez o Ebitda dos últimos 12 meses.
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A empresa reiterou o objetivo de inaugurar 200 novas lojas em 2017, sendo que até o momento no ano foram abertas 34 novas lojas. A Lojas Americanas disse que das 160 lojas ainda programas para 2017, 51 estão em fase de construção, 45 têm contrato celebrado e 64 lojas estão em estágio avançado de negociação.

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