A companhia aérea Gol teve lucro líquido de R$ 179,3 milhões em 2019, após um prejuízo de R$ 1,339 bilhão no ano anterior.
No quarto trimestre, a empresa teve lucro líquido de R$ 436,3 milhões. O resultado refere-se aos ganhos atribuído aos acionistas, antes de participação minoritária.
Já o resultado após a participação minoritária apontou que a empresa teve prejuízo no ano passado, de R$ 117,3 milhões – uma perda 92,9% menor que a registrada em 2018. No último trimestre, houve ganho, de R$ 351,9 milhões (mas 47,9% abaixo do lucro obtido no mesmo período do ano anterior). Nesse caso entram as despesas não recorrentes.
A receita líquida da companhia cresceu 18,8% no quarto trimestre, para R$ 3,8 bilhões, apontou o Valor. Em todo o ano de 2019, a receita líquida alcançou R$ 13,9 bilhões, com alta de 21,5% em comparação com o ano fechado de 2018. Para este ano, a companhia projeta receita líquida de R$ 15,4 bilhões, em alta de 10,8% em comparação com o resultado do ano passado.
A receita por passageiro por quilômetro voado avançou 5,5% no quarto trimestre e o total de passageiros transportados cresceu 8% no período, totalizando 9,7 milhões de pessoas. A participação de mercado da companhia em voos domésticos chegou a 38% no trimestre.
A Gol reportou que a despesa financeira ficou em 134 milhões de reais no quarto trimestre, um aumento de 153 milhões de reais em relação ao mesmo período de 2020, principalmente em razão da emissão em março de 2019 do Exchangeable Senior Notes.
O lucro operacional medido pelo Ebit recorrente alcançou 1 bilhão de reais, ante 176,3 milhões de reais no último trimestre de 2018, com a margem Ebit nessa medida passando a 26,5% de 5,5% um ano antes. O custo unitário por assento encolheu 12,8% no quarto trimestre, para R$ 0,24. Com a queda no custo e aumento da receita, o rendimento médio por passageiro avançou 13,8% no quarto trimestre, para R$ 0,33.
A Gol também informou que apresentou no quarto trimestre de 2019 uma queda de 15,6% no custo com combustível por quilômetro assento ofertado, em comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Os custos totais com combustível de aviação caíram 10,5% no quarto trimestre, para R$ 1 bilhão. Essa queda foi explicada por uma redução de 37,7% nos gastos com ICMS sobre combustível, para R$ 102,5 milhões, e pela queda nos gastos com querosene de aviação de 5,7%, para R$ 906,8 milhões, excluindo impostos.
A dívida líquida da Gol sofreu redução de 9,8% em dezembro de 2019, para R$ 9,1 bilhões. A dívida bruta teve redução de 0,6%, para R$ 12,1 bilhões. O caixa total aumentou 43,1%, para R$ 3,0 bilhões. A companhia encerrou 2019 com liquidez total de R$ 4,3 bilhões, com incremento de R$ 1,3 bilhão em relação a 2018, ou avanço de 43,4%.
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