A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A., com participação em 14 shopping centers, dois premium outlets e três torres comerciais, encerrou o ano com bons resultados operacionais, o que reforça sua resiliência e comprometimento com o mercado. A companhia teve lucro líquido de R$ 314,3 milhões, um avanço de 20,7% sobre o ano de 2018.
A receita líquida do quarto trimestre foi de R$ 211,2 milhões, um avanço de 5,4% em relação aos R$ 200,4 milhões do mesmo período de 2018. No ano passado, o valor chegou a R$ 754,2 milhões, um crescimento de 4,5%.
Em termos ajustados, desconsiderando o resultado da venda de uma participação nos shoppings Iguatemi Caxias e Florianópolis, o Ebitda recuou 3,8%, para R$ 153 milhões. A margem também caiu, passando de 79,3% para 72,5%.
As vendas totais da companhia somaram R$ 4,3 bilhões no período de outubro a dezembro de 2019, número 0,7% acima do apurado nos mesmos meses de 2018. As vendas “mesmas lojas”, que consideram unidades abertas há pelo menos 12 meses, cresceram 5,7%, enquanto as vendas mesmas áreas aumentaram 7,4%.
No relatório sobre os resultados, a administração do Iguatemi também destacou o aumento de 4,6% nos aluguéis mesmas áreas e de 5,2% nos aluguéis mesmas lojas. Os números, diz a companhia, foram beneficiados pela inflação do período e pela maturação de novas operações inauguradas nos últimos trimestres.
A dívida total da companhia cresceu 9,7%, ante o terceiro trimestre, para R$ 2,3 bilhões, após a emissão de uma nota promissória no valor de R$ 200 milhões. O índice de alavancagem, medido a partir da relação entre dívida líquida e Ebitda, recuou de 2,35 vezes para 2,03 vezes.
A Iguatemi Empresa de Shopping Centers (SA:IGTA3) encerrou o ano de 2019 com lucro líquido de R$ 314,3 milhões, um avanço de 20,7% sobre o ano de 2018.
Os esforços de atualização do mix de lojas também levaram a Iguatemi a alcançar uma margem EBITDA de 84,3%, chegando a R$ 635,8 milhões, um avanço de 13,8%, o que excluindo a receita auferida com a venda de ativos levou a um EBITDA de R$ 575,1 milhões e margem de 76,2%, dentro do guidance estabelecido para 2019.
Mesmo considerando que o país enfrentou grandes desafios nos últimos 12 meses, a rede de shoppings registrou aumento de 3,8% em vendas totais, atingindo R$ 14,2 bilhões em 2019. O indicador passa para um avanço de 6,9%, excluindo os ativos vendidos ao longo do ano da base de cálculo.
Em 2019, as vendas mesmas áreas (SAS) cresceram 6,1% e o desempenho das vendas mesmas lojas (SSS) apresentou aumento de 4,8% em comparação com o ano anterior. Os aluguéis mesmas áreas (SAR) e os aluguéis mesmas lojas (SSR) cresceram 5,7% e 7,3%, respectivamente, no ano contra ano.
A linha de receita líquida chegou a R$ 754,3 milhões, um avanço de 4,5% no comparativo anual, que ao retirarmos o efeito da saída do Iguatemi (SA:IGTA3) Florianópolis e Iguatemi Caxias do Sul, cresceu 5,1% versus 2018.
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