Um ano após lançamento, ações do Facebook valem 30% menos
Em 17 de maio de 2012, ações foram lançadas a US$ 38.
Na última quinta, papéis fecharam vendidos a US$ 26,13
A expectativa que antecedeu a estreia do Facebook em bolsa deu lugar à desilusão com a queda das ações.
No encerramento do pregão da última quinta-feira (16), no entanto, os
papéis valiam cerca de 30% a menos: as ações fecharam o dia vendidas a
US$ 26,13. Já o valor de mercado estava próximo dos US$ 64 bilhões.
Apesar da queda, a situação já esteve pior para as ações da empresa de
Zuckerberg. Em setembro, os papéis chegaram a ser negociados por cerca
de US$ 17, uma queda de mais de 50% em relação ao preço de lançamento.
No último ano a empresa deu vários passos nesse sentido e reforçou a
aposta naquela que considera ser uma das áreas de maior potencial na
construção de um modelo de negócio rentável: os telemóveis.
Redesenhou as aplicações para plataformas móveis, uma aposta que teve
como principal objetivo garantir que a experiência de utilização do
serviço na plataforma era igual no PC ou no dispositivo móvel, condição
essencial para tornar atrativa a oferta cada vez maior de serviços e
jogos disponibilizada por parceiros.
Os resultados confirmam o sucesso da tarefa. No final do primeiro
trimestre 751 milhões, entre os 1,1 mil milhões de clientes da rede
social, acediam ao serviço através de dispositivos móveis, uma realidade
que também não é alheia à generalização do acesso a planos de dados
móveis com tráfego ilimitado. O crescimento do número de utilizadores
móveis do Facebook aumentou 54% face ao período homólogo.
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