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quarta-feira, 26 de julho de 2017

A Tim Brasil (TIMP3) registrou lucro líquido no segundo trimestre de R$ 219 milhões

A TIM registrou lucro líquido de 219 milhões de reais no segundo trimestre, ante 74 milhões no mesmo período do ano passado, informou a operadora nesta terça-feira. 

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A operadora de telecomunicações Tim fechou o segundo trimestre de 2017 com lucro líquido reportado de R$ 219 milhões, valor quase três vezes maior que os R$ 74 milhões apurados no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, os ganhos líquidos da Tim somaram R$ 351 milhões, resultado 73,5% maior que o do ano passado, de R$ 202 milhões.

Segundo o balanço divulgado pela telefonia ontem, a receita líquida ficou em R$ 3,94 bilhões, crescimento de 3,2% na comparação dos resultados do ano passado.
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Em contrapartida, a Tim perdeu 4,9% do total de clientes, na mesma base de comparação. A empresa informou, no entanto, que apresentou crescimento na adesão de pós-pago, cerca de 15%.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) foi de R$ 1,39 bilhão no segundo trimestre, enquanto a margem alcançou 36,5%.
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O número de clientes pré-pago caiu de 50,22 milhões, em 2016, para 44,99 milhões no segundo trimestre deste ano. A Tim apostará em mais planos robustos de dados para crescer no segmento.

Atualmente, a Tim é a segunda em participação de mercado móvel, com 60,8 milhões de clientes, atrás da Vivo, com 74,3 milhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) normalizado somou R$ 1,391 bilhão entre abril e junho, um avanço de 15,5% na comparação anual. No acumulado de 2017, o indicador atingiu R$ 2,653 bilhões, avanço de 12,1%. A margem Ebitda passou de 31,5% no segundo trimestre de 2016 para 35,3% neste ano.
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A receita líquida total da Tim foi de R$ 3,942 bilhões no segundo trimestre, avanço de 3,2% na comparação anual. Entre janeiro e junho, as receitas da companhia foram a R$ 7,894 bilhões, crescimento de 2,9%.

Os investimentos totais da Tim (Capex) no segundo trimestre somaram R$ 809 milhões, ante R$ 975 milhões no mesmo período de 2016, queda de 17%. Na primeira metade do ano, a Tim investiu R$ 1,478 bilhão, 12,3% menos que no ano passado.

A base de clientes da Tim caiu 4,9% ao final do segundo trimestre, para 60,831 milhões. A queda foi concentrada na base de clientes pré-pago, de 10,4%, enquanto nos serviços pós-pagos, houve crescimento de 15,1%.

O nível de alavancagem da Tim, medido pela relação entre dívida líquida e Ebitda, fechou junho em 0,8 vez, ante 0,73 vez em junho de 2016. A dívida líquida fechou o trimestre em R$ 4,4 bilhões, crescimento de 11,2% na comparação anual. 

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Mais cedo, o conselho de administração da empresa aprovou um plano de reorganização societária de suas controladas TIM Celular e Intelig, visando "sinergias operacionais e financeiras."

Foi salientada a contribuição dos serviços de dados para celulares, cujas receitas quais agora representam 60 por cento do total no segmento móvel. Os serviços de valor agregado, no qual se enquadra a oferta de dados, cresceram 40,9% nos três meses encerrados em junho sobre um ano antes.

"A receita de SVA (serviços de valor agregado) deve crescer ainda mais a sua relevância nos próximos trimestres, conforme os pacotes combinados (voz + dados) aumentarem sua penetração sobre a base de clientes e o conteúdo for cada vez mais incorporado a essas ofertas", disse a empresa no balanço.
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A TIM informou que rua rede de internet móvel de alta velocidade cobria 1.850 municípios ao fim do período, com o tráfego gerado por aparelhos 4G totalizando 71% do total, ante 48% no segundo trimestre de 2016.

A empresa quer agora aumentar a capacidade e a eficiência de suas redes, inclusive com a implementação da tecnologia de voz sobre 4G "VoLTE", anunciada na segunda-feira, a qual deve conferir maior qualidade nas chamadas do que a rede 3G e tentar ajudar a retomar o uso do recurso, o qual tem caído frente a uma "migação" para dados móveis.


Com a efetivação da reorganização, a TIM Celular será incorporada pela Intelig. 

“A reorganização tem por objetivo capturar sinergias operacionais e financeiras através da implementação de uma estrutura mais eficiente de processos, bem como de sistemas contábeis e de controles internos”, disse a empresa em comunicado.
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“Além do aproveitamento de eficiências operacionais e financeiras a reorganização permitirá a gestão comercial unificada dos diversos serviços prestados pelas controladas da companhia e propiciará uma resposta mais eficiente e rápida às necessidades do mercado”, ressaltou a operadora, sem fornecer detalhes financeiros.

A efetivação da operação está sujeita à anuência prévia da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao consentimento prévio do BNDES, credor da companhia, à aprovação dos órgãos societários competentes das sociedades envolvidas, disse a operadora.

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