Durante o quarto trimestre, as vendas da Lojas Renner seguiram em ritmo favorável, o que resultou em crescimento de Vendas em Mesmas Lojas de 6,2%, frente à forte base de comparação do 4T18 (12,0%).
Essa performance evidencia consistentes ganhos de participação de mercado ao longo do ano, principalmente, quando comparada à performance do Índice PMC – Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE.
Os desempenhos de vendas, tanto da Black Friday como da operação Natal, foram alinhados às expectativas da Companhia, com aumento do fluxo de clientes nas lojas e a boa aceitação da coleção de alto verão.
O Lucro Líquido de R$ 513,1 milhões e a expansão de 1,0 p.p. na Margem Líquida no 4T19, deveram-se, principalmente, ao maior resultado operacional do período, além da menor alíquota efetiva, em função da dedutibilidade fiscal dos valores considerados subvenção para investimentos, conforme atendimento aos requisitos da Lei Complementar 160/17.
As Despesas Operacionais (VG&A) apresentaram queda de 3,6%, quando comparadas as do 4T18, em função, basicamente, da adoção do IFRS 16, que diminuiu esta conta em R$ 115,3 milhões.
No 4T19, o EBITDA de Varejo apresentou crescimento de 14,5%, com expansão de 0,9 p.p. na Margem. Esse resultado foi consequência da maior margem bruta, da manutenção das despesas operacionais sobre a Receita, assim como da maior recuperação de créditos fiscais.
Em todo o ano de 2019, o lucro da varejista chegou a R$ 1,099 bilhão, alta de 7,7% em relação a 2018.
A Lojas Renner estima elevar o investimento para R$ 910 milhões em 2020 ante cerca de R$ 751 milhões em 2019, disse Gomes, acrescentando que os recursos serão usados principalmente na construção de um novo centro de distribuição em São Paulo e abertura de novos pontos de venda no Brasil.
O plano é abrir até 30 novas lojas da marca Renner, 3 da Camicado, 7 da Youcom e 2 da Ashua, de acordo com ele.
Em dezembro, a Lojas Renner entrou oficialmente no mercado argentino, com abertura de quatro lojas, que segundo Gomes "estão indo bem".
O executivo disse que a companhia ainda não tem planos de expandir as operações para outros mercados além de Argentina, Uruguai e Brasil. "Nosso foco agora é consolidar a operação na Argentina."
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