A Smiles anunciou os resultados para o segundo trimestre do ano, destacando-se um lucro líquido de R$ 146,2 milhões, 18,3% superior ao observado no mesmo período em 2016.
A Smiles, empresa de programas de fidelidade controlada pela Gol, adquiriu uma agência de turismo, não operacional, que se tornará uma subsidiária com o nome Smiles Viagens e Turismo.
A receita líquida do programa de fidelização e milhas foi de R$ 441,7 milhões, uma alta de 26,3%. O acúmulo de milhas chegou a 18,8 bilhões sem contar as acumuladas via Gol, que foram 1,7 bilhão. A principal fonte de acúmulo foram os bancos, varejo e serviços, com 15,7 bilhões. Já o resgate totalizou 16,4 bilhões.
“Podemos destacar o incremento no volume de milhas do acúmulo e do resgate, com taxas de crescimento superiores a 50%”, anuncia Leonel Andrade, CEO da Smiles. Enquanto o acúmulo de milhas cresceu 54,9% em um ano, o resgate subiu 59,7%.
Entre os fatores que impulsionaram o resultado positivo, Andrade destaca os novos benefícios aos clientes CLube Smiles e categoria Diamante, que passaram a obter milhas com validade de dez anos. "Outra importante inovação que traz uma nova dinâmica ao programa, foi o lançamento da Conta Família, que compartilha milhas de até 6 pessoas numa única conta”, complementa o executivo.
A aquisição ajuda a empresa com possíveis acordos para que possa operar pacotes turísticos, diz o presidente Leonel Andrade. A Smiles quer transformar o site em uma plataforma completa de viagens.
A agência não terá unidades físicas ou site. Será usada para que a Smiles possa firmar acordos e operar produtos que complementem a viagem, como a compra de passeios, contratação de guias e aluguel de carros.
“A gente poderia ter aberto a nossa própria agência de viagens, mas isso demoraria alguns meses. A ideia é superar alguns percalços que seriam difíceis de transpor sem uma agência”, explica Andrade. “A Smiles sabe quando o cliente viaja, sua companhia aérea e seus acompanhantes. A intenção é ter uma operação relevante em toda a parte não aérea da viagem”, diz o executivo.
No movimento de ser uma plataforma completa de viagens, a Smiles anunciou anteriormente um acordo para a venda de diárias de hotéis e locação de automóveis, no site da companhia, por meio de acordos comerciais com a americana Rocketmiles e com a brasileira Localiza.
A operadora de programas de fidelidade Smiles terá um lucro extraordinário de 193 milhões de reais no terceiro trimestre, como resultado da sua incorporação pela Webjet, ambas da companhia aérea Gol .
A operação, anunciada em junho, refere-se ao reconhecimento de ganho fiscal, disse à Reuters o presidente-executivo da Smiles, Leonel Andrade.
O ganho fiscal será diferido ao longo de um período de cerca de dois anos e trará à companhia uma economia tributária estimada em cerca de 40 milhões a 50 milhões de reais.
Os ganhos poderão ser distribuídos aos acionistas na forma de dividendos.
A companhia, que anunciou lucro líquido de 146,2 milhões de reais referentes ao segundo trimestre, alta de 18,3 por cento ante mesma etapa de 2016, também informou nesta quinta-feira a constituição de uma agência de turismo própria.
Segundo Andrade a subsidiária, batizada de Smiles Viagens e Turismo, vai acelerar negócios estratégicos em complemento aos serviços básicos, como reservas de hotéis e de aluguel de carros.
Breakage
O executivo disse ainda que a Smiles deve estender iniciativas para tentar diminuir o breakage, quantidade de pontos acumulados por clientes e que expiraram antes de serem utilizados.
No segundo trimestre, a taxa de breakage foi de 17,8 por cento, alta de 0,4 ponto em três meses e 1,9 ponto ano a ano.
“Não queremos que os clientes percam suas milhas”, disse.
"O acúmulo do programa (...) foi impulsionado pelo crescimento no acúmulo das milhas oriundas de bancos, varejo e serviços de 35,4% e da nova dinâmica do Smiles & Money, cuja parcela financeira passa a ser registrada como milha acumulada e imediatamente resgatada", disse a Smiles em relatório.
A Multiplus, companhia controlada pela Latam, teve um lucro líquido de R$ 126 milhões, queda de 7,7% em relação ao mesmo período de 2016. A empresa disse que o lucro foi menor pela queda na taxa de juros no período, que lhe garantiu menores ganhos financeiros.
O acúmulo de pontos na Multiplus aumentou em 26,8%, para 23,2 bilhões de pontos. A Multiplus é líder de mercado, com volumes de resgate e acúmulo superior ao Smiles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários...