BANCO DE GRÁFICOS

Posts anteriores

terça-feira, 28 de maio de 2013

Franquias faturam R$ 103 bi em 2012; projeções são otimistas

Confira 50 franquias com investimento a partir de R$ 28 mil

  
  Escolha da marca exige análise de histórico e de barreiras para entrada no mercado; ideal é conversar com especialistas e franqueados.

No ano passado, houve entrada significativa de marcas internacionais, como o caso da Papa John's Pizza, Carl's Jr, Johnny Rockets, Quizno's, Chilis e MySandwich...

Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), do início deste ano, chama a atenção para o ritmo de crescimento da Alimentação...

De acordo com Christianne Bajon, gerente da consultoria Francap, o futuro empresário precisa avaliar primeiro se a franquia tem a ver com o seu perfil profissional (confira abaixo 50 franquias divididas pelo investimento inicial). “Como ocorre com um emprego, não adianta escolher um negócio que não tem a ver com as afinidades do franqueado”, aconselha.

A escolha de uma franquia não se limita à análise do investimento inicial e da previsão de faturamento. Por trás dos dados divulgados pelas 2.246 redes de franquias disponíveis no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), há detalhes minuciosos que devem ser considerados, como o histórico da empresa e sua credibilidade no mercado.

 Um dos setores mais promissores do mercado brasileiro, com crescimento maior que o PIB há quase uma década, o franchising faturou R$ 103,291 bilhões em 2012. E a projeção para este ano é promissora: estima-se acréscimo de 16% em faturamento, 9% em novas redes e 11% em novas unidades, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Para quem quer investir no segmento, representar uma marca internacional se tornou uma opção: hoje, 168 redes estrangeiras estão no Brasil, o que representa 7% das marcas franqueadas no País.

Das 168 marcas estrangeiras, 22,6% são do ramo da alimentação, 18,5% da área de beleza, saúde e estética e 10%, atuam no setor de serviços e conveniência. Outras áreas de destaque são educação e treinamento (8,3%); decoração, presentes e imobiliários (8,3%); serviços automotivos (6,5%); turismo, vestuário e limpeza (cada um com 5,4%).

O aumento  contínuo do número de refeições fora do lar impulsiona anualmente o negócio de franquias. Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), do início deste ano, chama a atenção para essa categoria (Alimentação), “uma das mais pujantes e consolidadas do setor de franquias e primeira colocada em número de redes, inclusive, com a entrada significativa de marcas internacionais, em 2012”.

Já marcas nacionais entrevistadas para a edição do Caderno Franquias destacam a ampliação do número de lojas. A Griletto, franquia especializada em grelhados e parmegianas, anuncia que deverá inaugurar 40 unidades e faturar R$ 150 milhões este ano. Com 130 lojas distribuídas  em onze estados   brasileiros a rede registrou crescimento de 65% em pontos de vendas  e  faturamento de R$ 112 milhões, em 2012, 25% a mais do que o ano anterior.

Em expansão no País, as microfranquias também exigem cuidado na hora da avaliação, segundo Marcus Rizzo, sócio da consultoria Rizzo Franchising. “Elas são mais arriscadas porque possuem baixo nível de estruturação e, em sua maioria, não possuem unidades próprias, o que denota falta de conhecimento sobre a operação.”

Mas entre abrir uma marca própria ou optar por uma franquia, no entanto, a segunda opção é mais vantajosa para quem tem pouca experiência com negócios e disposição para seguir as regras do franqueador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários...