Confira 50 franquias com investimento a partir de R$ 28 mil
Escolha da marca exige análise de histórico e de barreiras para entrada no mercado; ideal é conversar com especialistas e franqueados.
No ano passado, houve entrada significativa de marcas internacionais, como o caso da Papa John's Pizza, Carl's Jr, Johnny Rockets, Quizno's, Chilis e MySandwich...
Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), do início deste ano, chama a atenção para o ritmo de crescimento da Alimentação...
De acordo com Christianne Bajon, gerente da consultoria Francap, o futuro empresário precisa avaliar primeiro se a franquia tem a ver com o seu perfil profissional (confira abaixo 50 franquias divididas pelo investimento inicial). “Como ocorre com um emprego, não adianta escolher um negócio que não tem a ver com as afinidades do franqueado”, aconselha.
A escolha de uma franquia não se limita à análise do investimento inicial e da previsão de faturamento. Por trás dos dados divulgados pelas 2.246 redes de franquias disponíveis no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), há detalhes minuciosos que devem ser considerados, como o histórico da empresa e sua credibilidade no mercado.
Um dos setores mais promissores do mercado brasileiro, com crescimento maior que o PIB há quase uma década, o franchising faturou R$ 103,291 bilhões em 2012. E a projeção para este ano é promissora: estima-se acréscimo de 16% em faturamento, 9% em novas redes e 11% em novas unidades, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para quem quer investir no segmento, representar uma marca internacional se tornou uma opção: hoje, 168 redes estrangeiras estão no Brasil, o que representa 7% das marcas franqueadas no País.
Das 168 marcas estrangeiras, 22,6% são do ramo da alimentação, 18,5% da área de beleza, saúde e estética e 10%, atuam no setor de serviços e conveniência. Outras áreas de destaque são educação e treinamento (8,3%); decoração, presentes e imobiliários (8,3%); serviços automotivos (6,5%); turismo, vestuário e limpeza (cada um com 5,4%).
O aumento contínuo do número de refeições fora do lar impulsiona
anualmente o negócio de franquias. Um estudo da Associação Brasileira de
Franchising (ABF), do início deste ano, chama a atenção para essa
categoria (Alimentação), “uma das mais pujantes e consolidadas do setor
de franquias e primeira colocada em número de redes, inclusive, com a
entrada significativa de marcas internacionais, em 2012”.
Já marcas nacionais entrevistadas para a edição do Caderno Franquias
destacam a ampliação do número de lojas. A Griletto, franquia
especializada em grelhados e parmegianas, anuncia que deverá inaugurar
40 unidades e faturar R$ 150 milhões este ano. Com 130 lojas
distribuídas em onze estados brasileiros a rede registrou crescimento
de 65% em pontos de vendas e faturamento de R$ 112 milhões, em 2012,
25% a mais do que o ano anterior.
Em expansão no País, as microfranquias também exigem
cuidado na hora da avaliação, segundo Marcus Rizzo, sócio da consultoria
Rizzo Franchising. “Elas são mais arriscadas porque possuem baixo nível
de estruturação e, em sua maioria, não possuem unidades próprias, o que
denota falta de conhecimento sobre a operação.”
Mas entre abrir uma marca própria ou optar por
uma franquia, no entanto, a segunda opção é mais vantajosa para quem tem
pouca experiência com negócios e disposição para seguir as regras do
franqueador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários...