BANCO DE GRÁFICOS

Posts anteriores

terça-feira, 14 de maio de 2013

Fitch eleva rating da Grécia para "B-"

Agência de risco eleva nota da Grécia citando 'avanço' nas contas do país.

Risco de sair da zona do euro diminuiu, avaliou Fitch. 


Classificação da dívida grega foi melhorada de ‘CCC' para ‘B-‘, devido às reformas e ao reequilíbrio da economia.
"O preço tem sido alto em termos de perda de produção e aumento do desemprego; e a capacidade de recuperação ainda está em dúvida. No entanto, o alívio da dívida soberana e flexibilização das metas fiscais elevou as medidas de sentimento econômico do banco central para uma alta de três anos. E o risco de sair da zona do euro diminuiu ", informou a Fitch.

A perspectiva do rating é estável, informou a Fitch por meio de comunicado. A Grécia está classificada como "B-" com perspectiva estável pela Standard & Poor's, enquanto Moody's tem classificação "C" no crédito.

Todas as três notas ainda estão profundamente em território "junk".
Para esta evolução, a agência de notação financeira considera os "claros progressos" no "reequilíbrio da economia grega", com o programa de ajustamento a seguir o seu percurso, perante "a ilusão de estabilidade política e social".

Também as reformas estruturais em curso e o sistema financeiro estabilizado. "Desde meados de 2012 entre 16 e 17 mil milhões de euros em depósitos regressaram ao sistema financeiro grego", frisa a Fitch. E salienta ainda que a reestruturação da dívida colocou o plano de financiamento "numa posição mais segura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários...