BANCO DE GRÁFICOS

Posts anteriores

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Economia da zona euro recua 0,2% no 1º trimestre


Eurozona registra queda de 0,2% do PIB no 1º trimestre


A Eurozona começou 2013 em recessão, após a queda de 0,2% do PIB no primeiro trimestre, segundo anunciou nesta quarta-feira (15), segundo a Eurostat, agência europeia de estatísticas.

O PIB do bloco formado por 17 países acumula um ano e meio de queda, o maior período de resultados negativos desde sua fundação, e mais prolongado ainda que a recessão de 2009. Nove economias da zona do euro registraram retrocesso no primeiro trimestre.
A recessão técnica é definida pelos economistas como dois trimestres consecutivos de queda no PIB - dois períodos em que a soma das riquezas produzidas pelo país fica menor do que nos três meses anteriores.

A Alemanha, maior economia do bloco, registrou nos três primeiros meses do ano um leve crescimento de 0,1% (depois de fechar 2012 com queda de 0,7%), enquanto a França, segunda economia da zona do euro, registrou retrocesso de 0,2% e entrou oficialmente em recessão - no quarto trimestre do ano passado, o recuo foi de 0,2%.

A economia portuguesa registou uma queda de 3,9% no primeiro trimestre de 2013 em relação a igual período do ano passado, segundo a primeira estimativa das contas nacionais trimestrais divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).



A Espanha registrou contração de 0,5% no primeiro trimestre de 2013 e permanece em recessão, situação na qual o país se encontra desde o fim de 2011.
No último trimestre de 2012, a economia espanhola registrou queda de 0,8%.
A Itália também registrou contração de 0,5% no período, após recuo de 0,9% no trimestre imediatamente anterior.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Chipre caiu 4,3% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o serviço de estatísticas do país. Esse foi o sétimo trimestre de contração consecutivo. Ajustado por fatores sazonais e pelo número de dias úteis, o PIB declinou 1,3% na comparação com o quarto trimestre do ano passado e 4,1% em termos anuais.
Os dados são piores que os previstos pelos analistas entrevistados pela agência Dow Jones Newswires, que esperavam uma leve recuperação de 0,1% do PIB, após um retrocesso de 0,6% no último trimestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários...