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quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Lucro da Telefônica Brasil (VIVT4) sobe no 3º trimestre para R$1,223 bilhões

A Telefônica Brasil, dona da Vivo, encerrou o terceiro trimestre de 2017 com lucro líquido de R$ 1,222 bilhão, um aumento de 28,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com balanço publicado nesta quarta-feira, 25, pela companhia.

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Segundo a companhia, o indicador foi impulsionado pela expansão do lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) e por melhor gestão financeira. 

A empresa apresenta como destaques do período a queda nos custos recorrentes, pelo sétimo trimestre consecutivo. Os custos operacionais caíram 1% em relação a 16, para R$ 7,2 bilhões. O avanço das receitas não-voz também merece destaque, pois já representam 68% do total das receitas registradas no período.
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A Telefônica expandiu a 4G para 1,4 mil novas cidades e 12 novas cidades receberam a rede de fibra óptica até a casa (FTTH). A receita líquida do serviço móvel atingiu R$ 6, 35 bilhões. A operadora tem 42,3% do market share do pós-pago e 46% das adições líquidas do período. O ARPU (conta média) do celular também cresceu, para R$ 28, 4, dos quais 73% são provenientes da comunicação de dados.

Nesse período, a Vivo lançou novo portfólio de serviços para o pós-pago, para ampliar a estratégia de “mais por mais”, com a oferta de franquia adicional de dados para apps de streaming de vídeo e áudio; oferta de apps de mobilidade que não consomem franquia de dados; pacote de roaming no Vivo Travel; e gerenciamento e compartilhamento dos dados, fortalecendo a ideia do clube.
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As despesas financeiras líquidas diminuíram 42,5%, para R$ 125,8 milhões, em decorrência do menor endividamento líquido médio e da queda das taxas de juros no período.
Segundo a Telefônica, o crescimento do lucro está ligado ao aumento da receita, às medidas de controle e redução de custos, além da queda das despesas financeiras.

A Telefônica registrou 97,639 milhões de acessos em suas redes de telefonia, internet e TV por assinatura no terceiro trimestre de 2017, um leve aumento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O avanço foi concentrado nos negócios do segmento móvel, que chegaram a 74,562 milhões de acessos (+1,5%), enquanto os serviços do segmento fixo encolheram para 23,077 milhões (-2,7%).
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No segmento móvel (voz e internet), a quantidade de clientes de planos pós-pagos aumentou 9,7%, enquanto os pré-pagos caíram 5,1%, refletindo a estratégia da companhia em direcionar consumidores para os chamados "planos controle", com pacotes mensais e política restritiva de desconexão. 

Na banda larga, a base de clientes atendida por fibra ótica (FTTx) cresceu 8,7% e já atinge 4,5 milhões de acessos. Desse montante, 1,2 milhão são na tecnologia de fibra até a residência (FTTH), crescimento de 44,9%.

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Os custos operacionais da Telefônica, excluindo gastos com depreciação e amortização, foram de R$ 7,209 bilhões no terceiro trimestre de 2017, redução de 1,0% no comparativo anual, conforme sua estratégia de controle de custos. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA acumulou alta de 2,5%.

A queda foi puxada pela baixa de 4,7% no custo dos serviços prestados, para R$ 2,90 bilhões, com recuos nos custos de interconexão, além de impostos, taxas e contribuições nesta rubrica. Também houve queda de 5,8% no custo das mercadorias vendidas, totalizando R$ 483,9 milhões.
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Por outro lado, as despesas de comercialização dos serviços aumentaram em 4,8%, para R$ 2,366 bilhões, devido às maiores despesas com comissionamento visando à expansão do faturamento médio com os pacotes oferecidos a clientes. Esta linha também sofreu o impacto das provisões para créditos de liquidação duvidosa, que subiram 11%, totalizando R$ 380,4 milhões.

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