BANCO DE GRÁFICOS

Posts anteriores

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ANÁLISE TÉCNICA - IBOVESPA

Após atingir a máxima de 38.856 pontos no início do pregão, o índice da bolsa de São Paulo encerrou a sessão desta terça-feira estável registrando volume decrescente e com a pontuação próxima do fechamento anterior. 


A configuração do Gráfico Diário do IBOVESPA é de tendência de queda para o médio prazo. As médias estão cruzadas, há formação de topos e fundos descendentes sem sinais de reversão até o momento.

No novo Quadrante projetado para o gráfico do IBOV podemos verificar as seguintes delimitações que foram calculadas para suas extremidades (superior e inferior) e seu Canal de negociações em consolidação:

A extremidade superior está localizada em 52.375 pontos sendo a referência de resistência, que caso seja rompida poderá desencadear reversão do quadro atual para realização de projeção com novos alvos de alta. Já a extremidade inferior está projetada em 26.196 e será considerada referência de suporte, que se perdida poderá acarretar em novas projeções de retração para o índice da Bolsa Brasileira.

O Canal de Negociação em Consolidação projetado no Quadrante atual de médio prazo possui delimitação superior em 42.374 pontos e delimitação inferior em 36.196 pontos, seu Ponto Médio de Referência (área de 50% do Quadrante) restou projetado em 39.285 pontos.

Em vermelho temos um alvo de médio/longo prazo (29.725 pontos) que, caso seja respeitado ao longo do movimento principal de baixa, pode se tornar futuramente em uma nova referência de suporte para manutenção do Quadrante e reversão da tendência.

Atualmente a pontuação do índice está muito próxima do Ponto Médio de Referência (39.285 pontos), logo abaixo deste, e, seguindo a tendência configurada no gráfico, pode-se considerar essa área como de resistência mais próxima para a pontuação, porém não a mais forte, sendo reforçada apenas pela presença das médias exponenciais de curto prazo.

Para os próximos momentos devemos observar se a pontuação do índice da bolsa brasileira apresentará alguma reação corretiva no interior do Canal de Negociação e em direção às médias móveis, tendo como principais áreas de resistência o Ponto Médio de Referência do Quadrante (39.285 pontos) e em seguida a delimitação superior do Canal em 42.374 pontos. No caso de continuidade do movimento da tendência principal de baixa, o suporte mais próximo está na delimitação inferior do Quadrante na região de 36.196 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários...